Este método consiste na perfuração e cravação dinâmica de amostrador - padrão, a cada metro, resultando na determinação do tipo de solo e de um índice de resistência, bem como na observação do nível da água dentro do furo de sondagem. O ensaio permite a obtenção de características geotécnicas, tais como: estados de consistência, espessura dos horizontes, medida do NSPT (Standard Penetration Test)/penetração e profundidade de ocorrência d’água.
A sondagem rotativa é utilizada para investigação geotécnica de maciços rochosos e solos impenetráveis à percussão (SPT). A perfuração é realizada com máquina motorizada (sonda), que simultaneamente rotaciona e aplica pressão ao barrilete acoplado a coroa diamantada, retirando assim testemunhos da rocha perfurada, que são acondicionados para análise do material coletado. Quanto maior o diâmetro de perfuração, melhor a qualidade dos testemunhos.
Através desse método, seguindo-se critérios geotécnicos e geológicos de interesse ao projeto, pode-se descrever o tipo de rocha, grau de alteração, grau de fraturamento, grau de coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, o índice de qualidade da rocha – RQD (Rock Quality Designation) e características das descontinuidades.
É conhecida como Sondagem Mista quando executada junto com SPT, deste modo, ao se constatar a presença de material impenetrável à ferramenta de Percussão (SPT), a continuidade da perfuração é dada utilizando-se Sonda Rotativa, o processo de perfuração pode alternar o método SPT com o Rotativo de acordo com a natureza das camadas (Solo ou Rocha) até atender as necessidades do projeto. Este é o método direto de investigação mais completo a disposição da Geologia de Engenharia.
É um método de investigação geológica-geotécnica que utiliza a ferramenta de trado, um tipo de amostrador de solo constituído de lâminas cortantes, pode ter forma convexa (trado concha) ou espiralada (trado helicoidal ou espiral). A coleta de amostras é feita a cada metro de avanço ou quando ocorrer mudança do tipo do material perfurado.
Este serviço possibilita a identificação dos horizontes de solo, determinação da profundidade do nível d’água (quando existente) e a coleta deformada de amostra de solo, em quantidade suficiente, para executar os ensaios laboratoriais. Quando especificado pelo cliente, junto com o serviço de coleta, são executados os ensaios de densidade e de umidade in situ.
Os poços de monitoramento de águas subterrâneas são construído na finalidade de monitorar possíveis contaminações do lençol freático em locais onde tem atividades de abastecimento de combustível, lava jatos, etc. Os Poços de Monitoramento servem para avaliar a qualidade das águas subterrâneas nas áreas sujeitas a possível contaminação, por meio da análise de campo (visual, tátil e olfativa) e química laboratorial desta água. Os parâmetros analisados variam de acordo com a atividade e os possíveis contaminantes que a mesma pode gerar.
O Poço de Monitoramento tem também a função de monitorar o nível do aquífero freático.
A acessibilidade na construção é não apenas uma grande preocupação social, mas também uma exigência legal com regulamentação bem dirigida. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) concluiu em 2015 a atualização da Norma Técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050,2025), criada inicialmente em 2014. Segundo ela, “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”.
Oferecemos serviços também na área de projetos de reforço de fundação e projeto de fundação de pequenas estruturas, consultoria técnica para pequenas e grandes empresas e clientes corporativos. Nossos serviços são adaptados às necessidades exclusivas de cada cliente. Trabalhamos como parte da sua equipe, entendendo suas necessidades e o que é importante para você.
Executamos fundação do tipo Radier, uma fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.
Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. Apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.